São Paulo, segunda-feira, 25 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIA interroga detidos fora do país, diz jornal

DA REDAÇÃO

Reportagem publicada ontem pelo diário americano "The Washington Post" afirma que a CIA, agência de inteligência dos EUA, está tirando prisioneiros do Iraque para interrogá-los, prática que, segundo especialistas, fere a Convenção de Genebra. A Justiça americana deu suporte à prática, expedindo um memorando confidencial que autoriza a remoção dos prisioneiros: "Esse memorando é um sinal verde. A CIA o usa para retirar pessoas do Iraque", disse um oficial da CIA ligado à operação ao "Post".
Além de permitir que prisioneiros sejam interrogados fora do Iraque, ainda que por tempo limitado, o documento dá autonomia para a expulsão de estrangeiros considerados ilegais pelas leis locais de imigração.
Para especialistas em direito internacional, o memorando fere o artigo 49 da Convenção de Genebra, que protege civis em períodos de guerra ou ocupação militar. O tratado proíbe também que transferências individuais ou em massa e deportações de pessoas protegidas em territórios ocupados.
Dois senadores dos EUA criticaram a possível violação dos tratados internacionais. Em entrevista à TV ABC, o senador republicano pelo Estado do Arizona, Jonh McCain, prisioneiro de guerra no Vietnã, afirmou que essas regras existem para evitar atitudes autoritárias: "O que nos torna diferentes do inimigo é o respeito pelos direitos humanos".
McCain disse ainda que a reportagem do "Washington Post" sobre a transferência de prisioneiros é outro argumento para uma reforma na CIA. O Congresso americano avalia a possibilidade de reformular o sistema de inteligência do país -a CIA sofre duras críticas desde o 11 de Setembro-, incluindo a criação de uma nova agência.
O alvo das críticas do senador democrata Joseph Biden, do Estado de Delaware, foi o Poder Judiciário: "Acho que também precisamos de novas lideranças no Departamento de Justiça".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Seqüestradores levam criança libanesa de sete anos no Iraque
Próximo Texto: Afeganistão: Apuração confirma vitória de Karzai
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.