São Paulo, sábado, 25 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁFRICA

Ruanda rompe relações com França

DA ASSOCIATED PRESS

Ruanda decidiu romper relações diplomáticas com a França a partir da segunda-feira em meio a tensões provocadas por uma investigação da Justiça francesa sobre o assassinato, em 1994, do então presidente ruandês, Juvenal Habyarimana.
"Lamentamos essa decisão. Estamos tomando todas as medidas necessárias", disse a nota divulgada ontem pela Chancelaria de Ruanda. O embaixador francês em Ruanda, Dominique Decherf, deve deixar o país hoje.
Na última quarta, a Justiça francesa emitiu ordens de prisão para nove autoridades ruandesas acusadas de planejar a derrubada do avião de Habyarimana em 6 de abril de 1994, um incidente que deu combustível ao genocídio no país. Os acusados são assessores do atual presidente de Ruanda, Paul Kagame.
O juiz ainda acusou Kagame de ordenar o assassinato de Habyarimana. O presidente nega.
Mais de 800 mil pessoas -a maioria de etnia tutsi- foram mortas nos cem dias de massacres que seguiram a morte de Habyarimana, de etnia hutu.


Texto Anterior: Paramilitares na Colômbia pedem comissão da verdade
Próximo Texto: EUA: Cartunista armado invade "Miami Herald"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.