São Paulo, quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confronto com Clarín atinge fábrica de jornal

DE BUENOS AIRES

A gestão da fábrica de papel jornal Papel Prensa provoca cada vez mais tensão entre o governo de Cristina Kirchner e o Grupo Clarín, maior conglomerado de mídia da Argentina.
O Grupo Clarín é acionista majoritário da fábrica, que provê papel aos seus diários e ao de seu sócio, "La Nación". Como proprietários da empresa, ambos adquirem o papel com desconto. O Estado possui 27% do capital da Papel Prensa.
O ministro da Economia, Amado Boudou, disse ontem que repassará ao Congresso supostas irregularidades administrativas na Papel Prensa.
Já o secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno, solicitou à Justiça "exame psiquiátrico" para averiguar a "sanidade mental" do vice-presidente da Papel Prensa e diretor de Comunicações Externas do Grupo Clarín, Jorge Rendo.
Rendo denunciara Moreno por "abuso de poder e intimidação". A acusação é calcada em relato de um membro do conselho administrativo da Papel Prensa de que Moreno anunciou que o governo tomaria medidas para "expropriar" a firma.
Moreno alegou na Justiça que a versão é "uma fantasia midiática", argumento com o qual pediu o exame em Rendo.
"Queremos ter uma empresa que dê orgulho aos seus acionistas, e não vantagens a eles", disse Boudou. O ministro insinuou prática monopolista da Papel Prensa, ao afirmar que "a liberdade de imprensa também se defende com a garantia de acesso aos insumos".
Advogados da Papel Prensa declararam que se trata de "um novo ataque à liberdade de imprensa" por parte do governo.
O Grupo Clarín, que adota tom crítico ao governo Cristina, acredita ser alvo de sucessivas medidas oficiais para lesá-lo, entre as quais estão a realização de uma blitz da Receita Federal na sede do diário "Clarín" e em residências de diretores do grupo e a sanção da Lei de Serviços Audiovisuais, que obrigará o Clarín a reduzir seus negócios no mercado de TV.


Texto Anterior: Analista elogia só ideia das primárias
Próximo Texto: Eleição: Na reta final no Uruguai, Mujica recebe aceno de Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.