São Paulo, quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VENEZUELA

Chávez amplia seu controle sobre o Orçamento de 2010

DA REDAÇÃO

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, aumentou mais de sete vezes o montante que controla diretamente no Orçamento nacional, de US$ 209 milhões em 2009 para US$ 1,5 bilhão em 2010.
Sairá do montante destinado ao gabinete, e não dos ministérios respectivos, os gastos com programas sociais, por exemplo.
Segundo analistas, a centralização dos gastos é importante num ano que terá cruciais eleições legislativas e num momento em que a economia venezuelana está em recessão.
Anteontem, funcionários do governo venezuelano acompanhados de soldados e policiais tomaram o controle de fazendas cuja área total chega a 19 mil hectares. Seus donos foram acusados de não possuírem documentos de posse das terras ou de não as usarem adequadamente.
Entre as fazendas está a de Manuel Rosales, que faz oposição a Hugo Chávez. Rosales, que disputou as mais recentes eleições presidenciais, pediu asilo político no Peru no começo do ano.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Paraguai: Fernando Lugo é alvo de 4ª denúncia de paternidade
Próximo Texto: "Garantia dos EUA sobre bases é satisfatória"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.