UOL


São Paulo, quarta-feira, 26 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHINA

Explosões ocorreram em período de duas horas em duas grandes universidades

Duas bombas ferem nove em Pequim

DA REUTERS

Explosões causadas por bombas artesanais ocorreram em lanchonetes das duas principais universidades da China em um intervalo de duas horas ontem, ferindo pelo menos nove pessoas, afirmaram autoridades chinesas. Ninguém assumiu a autoria dos ataques, nas universidades de Pequim e de Tsinghua.
As bombas explodiram enquanto a polícia intensificava a segurança na capital chinesa em preparação para a sessão anual do Congresso Nacional do Povo, que começa na próxima semana.
"Investigações iniciais mostram que as duas explosões foram causadas por explosivos artesanais de pólvora", afirmou Liu Wei, porta-voz do Departamento de Segurança Pública de Pequim.
A primeira explosão ocorreu em uma lanchonete usada por professores da Universidade de Tsinghua pouco antes do meio-dia e deixou seis pessoas levemente feridas, afirmou Jiang Yuhhong, porta-voz da instituição.
Os feridos eram quatro professores e um aluno da Tsinghua e um professor de outra universidade. O premiê Zhu Rongji e o chefe do Partido Comunista e vice-presidente da China, Hu Jintao, estudaram na Tsinghua.
Outra explosão ocorreu na cozinha de um refeitório da vizinha Universidade de Pequim, por volta das 13h30, deixando três funcionários levemente feridos por estilhaços das janelas do local.
Em 1989, estudantes de ambas as universidades estiveram no centro dos protestos pró-democracia que foram brutalmente reprimidos pelo Exército chinês, em 4 de junho daquele ano. Entretanto o movimento estudantil mostra-se bem menos ativo desde então, pois os estudantes parecem estar mais preocupados em tirar proveito da rápida expansão econômica do país.
Explosivos são acessíveis na China. Nos últimos anos, trabalhadores demitidos, namorados rejeitados e separatistas muçulmanos explodiram bombas no país. As explosões de ontem, aparentemente relacionadas, foram as primeiras nas universidades.


Texto Anterior: Argentina: Partido Justicialista concorre à Presidência com três candidatos
Próximo Texto: Justiça: ONU indicia 8 pessoas por crimes em Timor
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.