UOL


São Paulo, quarta-feira, 26 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUSTIÇA

Indonésia rechaça decisão

ONU indicia 8 pessoas por crimes em Timor

DA REDAÇÃO

A ONU indiciou ontem o ex-chefe das Forças Armadas da Indonésia, seis generais e o ex-governador de Timor Leste por crimes contra a humanidade cometidos durante o que descreveu como "um ataque amplo e sistemático" com o objetivo de evitar a independência de Timor.
Horas depois, no entanto, a Indonésia afirmou que vai ignorar a decisão, o que deve impedir que os acusados enfrentem a Justiça em um tribunal de Dili (capital de Timor), como prevê a ONU.
No topo da lista dos indiciados, está Wiranto, ex-chefe das Forças Armadas da Indonésia que é acusado de ser o principal responsável pela violência que atingiu o território (então sob ocupação indonésia) em 1999, quando seus cidadãos votaram a favor da independência em um plebiscito patrocinado pela ONU.
Wiranto, como os outros sete, continua livre e chegou a ser cogitado como um possível candidato a presidente em 2004.
A ONU informou que eles são acusados de assassinato, deportação e perseguição e que esses crimes "foram todos cometidos como parte de um ataque amplo e sistemático dirigido contra a população civil de Timor Leste".
Grupos de direitos humanos elogiaram a iniciativa, mas disseram que só ficarão satisfeitos quando a ONU estabelecer um tribunal internacional para Timor Leste semelhante ao que foi criado para processar criminosos em Ruanda e na ex-Iugoslávia.


Com agências internacionais


Texto Anterior: China: Duas bombas ferem nove em Pequim
Próximo Texto: Imprensa: Livro acusa "Le Monde" de abuso de poder
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.