São Paulo, sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Vazamento em aquário fecha shopping em Dubai, o maior do Oriente Médio

DA REDAÇÃO

O Dubai Mall, considerado o maior centro de compras do Oriente Médio e um dos maiores do mundo, foi parcialmente fechado ontem após um vazamento ter sido detectado no gigantesco aquário construído em seu interior.
Um vídeo amador divulgado no site do jornal "Gulf News" mostrava a água do tanque -que comporta 10 milhões de litros- vazando sobre o piso do shopping center.
Pouco depois de o problema ter sido detectado, proprietários de lojas foram obrigados a fechar as portas por causa do temor de uma inundação maior enquanto o tanque era consertado. Visitantes e consumidores também tiveram de deixar o local. Testemunhas relataram que vários veículos de emergência foram acionados. Seis mergulhadores entraram no aquário para ajudar a resolver o problema.
"Um vazamento foi detectado em um dos painéis do Dubai Aquarium no Dubai Mall e foi imediatamente consertado pela equipe de manutenção do aquário", disse um breve comunicado divulgado pela Emaar Properties, que controla o shopping. "O vazamento não teve impacto no ambiente do aquário ou na segurança dos animais aquáticos."
Contudo, o incidente reacendeu questões de segurança no emirado, já que a empresa proprietária do shopping também possui o vizinho Burj Khalifa, o maior prédio do mundo. Inaugurado no mês passado, o edifício foi fechado ao público há três semanas depois de 15 visitantes terem ficado presos em um dos elevadores por mais de uma hora, até que o socorro chegasse.
O Dubai Mall foi inaugurado em novembro de 2008, e o aquário -localizado no térreo do prédio- é seu grande diferencial arquitetônico. Com 50 metros de largura e 11 metros de altura, o tanque possui o maior painel de acrílico do mundo para observação de milhares de animais marinhos -ele foi projetado para abrigar até 33 mil criaturas vivas. Por esses motivos, o aquário é considerado um dos mais importantes símbolos da imponência e grandiosidade de Dubai.
O incidente se soma a outros que tiveram má repercussão e que foram registrados desde que Dubai pediu, em novembro de 2009, um adiamento para o pagamento de suas dívidas de US$ 59 bilhões. A notícia teve impacto nas Bolsas de Valores ao redor do globo: investidores temiam um novo abalo na economia global, que ainda se recupera da crise financeira gerada pelos problemas no mercado imobiliário dos EUA.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Filho de fundador do Hamas revela ter sido espião de Israel
Próximo Texto: Londres dá brecha a suicídio assistido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.