São Paulo, sábado, 26 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRAGÉDIA

Acidente mata pelo menos 90 pessoas no Irã

DA REDAÇÃO

Pelo menos 90 pessoas morreram ontem, no Irã, quando um caminhão-tanque com 18 mil litros de gasolina explodiu após se chocar contra um ônibus.
Segundo testemunhas, o fogo se alastrou por outros seis ônibus e caminhões num raio de 50 metros. O Crescente Vermelho disse que há mais de cem feridos.
O acidente aconteceu na cidade de Nosratabad, situada a cerca de 1.100 km de Teerã, quando o caminhão-tanque bateu em um ônibus que esperava para passar por um posto de controle da polícia local.
O Irã tem um dos maiores índices de acidentes em estradas do mundo. Devido a carros inseguros, desrespeito às leis de trânsito e serviços de resgate precários há, em média, cinco mortes a cada duas horas. Em 2002, foram contabilizadas mais de 400 mil colisões e 21 mil mortes.
Nosratabad fica na estrada entre Zahedan e Bam (a cidade atingida por um terremoto em 2003), a cerca de 30 km da fronteira com o Paquistão. Existem diversos postos de controle na estrada porque ela é utilizada por traficantes que levam drogas do Paquistão e do Afeganistão para o Ocidente.
"A desgraça é tão imensa que não podemos identificar os corpos", disse Heidar Ali Nouraei, prefeito de Zahedan (sudeste).
Um vereador de Zahedan, Hossein Ali Shahriari, disse que o posto de Nosratabad estava localizado em uma posição perigosa, numa curva fechada. "As inspeções nesse posto usam métodos antiquados. Sempre vemos inúmeros ônibus e carros fazendo filas nesse posto", acrescentou.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Missão no Caribe: Brasil assume segurança no Haiti com tropa da ONU ainda reduzida
Próximo Texto: História: Veteranos da Guerra Civil querem que governo espanhol localize mortos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.