São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Elizabeth 2ª cassa honraria dada a ditador

DA REDAÇÃO

Por sugestão da Chancelaria britânica, a rainha Elizabeth 2ª destituiu ontem o ditador do Zimbábue, Robert Mugabe, do grau de "cavaleiro", outorgado em 1994, quando ainda era considerado um governante exemplar de um ex-território colonial.
A diplomacia britânica disse que, ao lado do Palácio de Buckingham, decidiu "marcar sua repulsa" pelos abusos contra os direitos humanos.
O título, dado há 14 anos a Mugabe, foi proposto pelo então premiê, John Major. Tratava-se de uma honra de alcance limitado. Mugabe não poderia incorporar ao nome a palavra "sir", mas usar mais modestamente a sigla KCB (Knight Commander of the Order), ou cavaleiro comandante da Ordem de Bath, por ordem da rainha.
Em 2007, ele já havia se tornado o primeiro governante a ser destituído de um grau honorário de uma universidade britânica -a Universidade de Edinburgo.
Ainda ontem, o premiê Gordon Brown disse estar tomando providências para que a seleção zimbabuana de críquete, a pedido da liga britânica do esporte, não siga com o plano de jogar no ano que vem no Reino Unido.
Recebido por Brown em jantar em Londres, o ex-presidente sul-africano e Prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela fez seu primeiro -e sucinto- comentário público sobre a crise, dizendo ontem ser triste assistir "ao trágico fracasso de liderança em nosso vizinho Zimbábue".


Com agencias internacionais


Texto Anterior: Africanos pressionam Mugabe
Próximo Texto: Suprema Corte dos EUA veta pena de morte para estupro de crianças
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.