São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PC reúne-se em novembro para definir sucessão

DA REUTERS

Os Partido Comunista da China decidiu que o 16º Congresso do Partido -durante o qual a sucessão da liderança do país será definida- terá início em 8 de novembro, afirmaram ontem meios de comunicação estatais chineses.
O chefe do Partido Comunista, Jiang Zemin, 76, e outros líderes de mais de 70 anos de idade devem deixar seus cargos durante o congresso. Segundo boatos, contudo, Jiang estaria relutando em passar o cargo a seu sucessor natural, o vice-presidente Hu Jintao. "Todos os trabalhos preparatórios para o congresso estão progredindo bem no momento", disse a TV estatal. O evento deve ocorrer em Pequim.
O congresso daria os toques finais a uma transição que muitos analistas esperam que seja a primeira sucessão de poder ordenada na China comunista. Também deve ser decicido durante o evento se a visão de Jiang sobre o papel do partido em um sistema em transformação será inserida no estatuto do partido, incluindo uma permissão para aceitar empreendedores privados.
Os congressos do partido geralmente ocorrem em setembro ou outubro, mas analistas acreditam que a reunião deste ano tenha sido adiada para novembro para que Jiang possa representar a China em uma visita ao rancho do presidente dos EUA, George W. Bush, no Texas, em 25 de outubro. Ele deve deixar seu cargo de presidente em março.
O anúncio da data do congresso ocorreu após três semanas de conversas secretas sobre a mudança na liderança no balneário de Beidaihe que terminaram em meados deste mês.
Os governantes da China não revelaram muito sobre o que foi decidido, alimentando boatos de disputas nos corredores do poder.
Rumores têm circulado de que Jiang permaneceria como chefe do partido, e alguns analistas dizem que uma recente escalada das tensões com Taiwan tornaram essa possibilidade mais provável.


Texto Anterior: Sem controle: Aids deixa legião de órfãos na China rural
Próximo Texto: Mandela perde parentes com Aids e faz alerta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.