UOL


São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Índia enfrenta conflito interno e com Paquistão

DA REDAÇÃO

Embora ainda não se possa determinar a autoria e as intenções dos atentados de ontem, a Índia tem sua história marcada por disputas internas entre suas comunidades religiosas. Com mais de 1 bilhão de habitantes, o país tem 83% de hindus e 11% de muçulmanos, além de sikhs, budistas, cristãos etc.
O conflito entre hindus e muçulmanos é agravado pela disputa entre a Índia e o vizinho Paquistão, majoritariamente muçulmano. Ambos têm capacidade nuclear.
Os dois vizinhos já travaram três guerras (1948, 1965 e 1971) -duas delas por causa da Caxemira- desde a independência de ambos em relação ao Império Britânico, em 1947.
Cerca de dois terços da Caxemira estão sob domínio indiano e cerca de um terço está sob controle paquistanês. A China controla uma pequena parte.
O Paquistão reivindica o controle total sobre a Caxemira, sob o argumento de que a população local é majoritariamente muçulmana. Grupos de militantes islâmicos lutam contra o domínio indiano, com ataques terroristas na Caxemira e em território indiano.
A Índia acusa o Paquistão de apoiar os militantes islâmicos.
No ano passado, os países deslocaram até 1 milhão de soldados para a fronteira. Sob pressão dos EUA e da comunidade internacional, houve uma distensão, mas não há avanços significativos na solução das disputas existentes.


Texto Anterior: "Havia pedaços de carne por toda parte"
Próximo Texto: Afeganistão: Ofensiva dos EUA mata até 50, dizem afegãos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.