São Paulo, quinta-feira, 26 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COI se irrita com anúncio de republicano

DA REDAÇÃO

A organização dos Jogos Olímpicos de Atenas e o Comitê Olímpico Internacional estão irritados com um anúncio da campanha do presidente dos EUA, George W. Bush, à reeleição.
Em publicidade exibida na TV dos EUA, a campanha de Bush afirma que, na Olimpíada, "há mais duas nações livres e dois regimes terroristas a menos", em referência ao Iraque e ao Afeganistão. E a campanha dos iraquianos, que disputarão a medalha de bronze no futebol, também foi explorada pelo presidente.
"É impressionante. Essa arrogância é inacreditável. Usar a Olimpíada dessa forma, sem autorização. É inacreditável", disse à agência de notícias Reuters um membro do COI que preferiu não se identificar.
O chefe da comissão de marketing do COI, Gerhard Heiberg, disse que o Comitê Olímpico dos EUA já estaria tomando medidas para lidar com o assunto.
Os iraquianos também ficaram insatisfeitos com o uso deles na campanha de Bush. "Nossa seleção não quer que Bush nos use em sua campanha. Ele deve achar outra maneira para se promover", afirmou o meia Salih Sadir, do Iraque, em entrevista à revista americana "Sports Ilustrated".
A insatisfação também deve provocar um protesto amanhã, diante da embaixada americana em Atenas, contra a visita do secretário de Estado, Colin Powell, à Grécia neste fim de semana.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Eleição nos EUA: Anúncio anti-Kerry derruba auxiliar de Bush
Próximo Texto: Tragédia: Rússia ignora se terrorismo abateu aviões
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.