São Paulo, quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mujica será eleito no Uruguai, diz pesquisa

Candidato governista lidera com 49,6% das intenções de voto, contra 42,1% de ex-presidente opositor

THIAGO GUIMARÃES
DA REPORTAGEM LOCAL

A três dias do segundo turno da eleição presidencial no Uruguai, o candidato governista José Mujica (Frente Ampla, esquerda) mantém a dianteira nas pesquisas com 49,6% das intenções de voto, contra 42,1% de Luis Alberto Lacalle (Partido Nacional, centro-direita).
Analistas consultados pela Folha dão como certa a vitória do ex-guerrilheiro e senador Mujica, 75, candidato do presidente Tabaré Vázquez, cuja gestão é aprovada por 70% da população.
"Lacalle não vence nem com os votos de todos os indecisos", afirmou Juan Doyenart, da Interconsult, responsável pela pesquisa que ouviu 900 pessoas de 19 a 22 de novembro. Votos em branco somam 3,8% e indecisos, 4,5%.
Para o cientista político Gerardo Caetano, o ex-presidente Lacalle (1990-1995), 68, errou ao tentar vincular Mujica a um caso policial. "Houve efeito bumerangue", afirma. Tentou ainda outra estratégia, com tom emocional na propaganda e ênfase em uma ampla baixa de impostos, mas a mudança veio tarde, diz Caetano.
O clima de enfrentamento foi responsável pela ausência de debate durante o segundo turno -os candidatos não entraram em acordo sobre regras.
Outro revés na opinião pública para Lacalle, segundo Caetano, foi a revelação de que sua publicidade de TV usou sobras de imagens de campanha do deputado eleito na Argentina Francisco De Narváez. O ex-presidente contratou o mesmo publicitário do deputado.
Já Mujica apostou em uma campanha discreta, com poucas entrevistas e aparições públicas, para evitar erros e garantir a vitória. O esquerdista recebeu nesta semana mensagem de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Texto Anterior: Corte de Honduras e TV são alvo de ataques
Próximo Texto: Israel congela colônias na Cisjordânia por 10 meses
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.