UOL


São Paulo, sexta-feira, 26 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE OCUPADO

Base americana sofre ataque em Baquba; oito soldados são feridos

Embaixadas são atacadas em Bagdá

DA REDAÇÃO

Inúmeros ataques com foguetes marcaram o Natal em Bagdá, onde hotéis, embaixadas e a região em que fica a sede da Autoridade Provisória da Coalizão (APC) foram alvo. Uma mulher foi ferida.
Em Baquba (norte), uma base americana foi atacada com morteiros. Oito soldados foram feridos, dois deles com gravidade.
O comando americano ainda anunciou a morte de um militar na véspera devido à explosão de uma bomba numa estrada -elevando para quatro as mortes americanas em ataques anteontem e para 206 no pós-guerra.
Os insurgentes dispararam foguetes contra a embaixada iraniana, a embaixada turca e um prédio residencial ao lado da embaixada alemã, onde uma mulher foi ferida. Os danos foram pequenos.
Uma granada atingiu o lobby do hotel Ishtar Sheraton, o principal a hospedar ocidentais na capital. Um segurança trocou tiros com o suposto agressor, que fugiu numa picape, mas ninguém foi ferido.
Segundo um tenente dos EUA, os insurgentes deixaram no hotel folhetos exortando os funcionários a abandonar seus postos e exigindo a retirada americana.
O Bourj al Hayat Hotel, também usado por americanos, foi alvo de outro ataque sem vítimas.
Um porta-voz militar declarou ainda que três ou quatro foguetes atingiram a área vizinha à sede da APC. Nenhum dano foi causado.
O prédio do Ministério do Interior e a Câmara Municipal também foram visados pelos insurgentes, mas em ambos os casos os foguetes erraram o alvo. Morteiros causaram pequenos danos em uma delegacia e dois bancos.
Apesar da captura do ex-ditador Saddam Hussein, no dia 13, e da campanha contra a insurgência -que ontem seguiu com uma ação no sul de Bagdá-, o comando dos EUA havia alertado para um surto de violência no Natal.
Mesmo com a violência, a minoria cristã na capital foi à missa na manhã de ontem, mas a falta de segurança levou ao cancelamento da cerimônia à meia-noite.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Ásia: Ditador paquistanês sobrevive a 2º ataque em 11 dias
Próximo Texto: Air France retoma vôos após alerta americano
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.