São Paulo, quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em mensagem natalina, papa pede a governantes solução para conflitos

Alessandro Bianchi/Reuters
Na "Urbi et Orbi" o papa alertou para riscos ambientais


DA REDAÇÃO

A mensagem de Natal do papa Bento 16 foi marcada por um apelo pela paz mundial e pelo desejo de que a data que lembra o nascimento de Cristo levasse consolo aos injustiçados.
Na tradicional mensagem e bênção natalina "Urbi et Orbi" (à cidade e ao mundo), o papa falou da sacada à praça São Pedro, no Vaticano, onde centenas de fiéis se aglomeravam na manhã de ontem para ouvi-lo.
"Neste dia de paz, o pensamento se volta sobretudo aonde soam os ruídos das armas", disse Bento 16, pedindo para que os governos achem uma "solução duradoura" para encerrar os conflitos no planeta, relata o diário italiano "La Repubblica".
Bento 16 afirmou que as principais vítimas dos confrontos armados, do terrorismo e da violência são as crianças, as mulheres e os idosos, segundo o jornal "Corriere della Sera". O papa desejou paz "ao Oriente Médio inteiro, em particular ao Iraque, ao Líbano e à Terra Santa", além de Afeganistão, Paquistão e a região sudanesa de Darfur, entre outras áreas em que há conflitos políticos e/ou étnicos.
O papa alemão mencionou ainda o ambiente, afirmando que a quantidade de emigrantes, refugiados e desabrigados "tem crescido em razão dos freqüentes desastres naturais", causados muitas vezes por "alarmantes alterações ambientais".
"O Menino Jesus", disse Bento 16, "incute nos governantes a sabedoria e a coragem para procurar e encontrar soluções humanas, justas e duradouras" para esses problemas todos. "Que os indivíduos e as nações não temam acolhê-lo", completou.
O papa também afirmou que o Natal leva consolo aos que vêm "negadas suas legítimas aspirações a uma existência mais segura, à saúde, à educação, a uma ocupação estável, a uma participação mais plena nas responsabilidades civis e políticas", conta o "La Repubblica".
Ainda segundo o diário italiano, o papa desejou feliz Natal em 63 idiomas, um a mais do que no ano passado -o guarani.


Texto Anterior: Chávez anuncia detalhes hoje sobre soltura de reféns
Próximo Texto: Sarkozy vai ao Egito em avião de magnata
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.