São Paulo, domingo, 27 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

VIOLÊNCIA

Explosão de granada caseira deixa 2 soldados e 3 policiais feridos em Belfast
A explosão de uma granada de fabricação caseira deixou três policiais e dois soldados feridos na madrugada de ontem, na região norte de Belfast (capital da Irlanda do Norte).
A polícia afirma que um grupo de católicos atacou uma patrulha que respondia a um chamado de emergência em uma das áreas de maior conflito da cidade, a divisa entre as regiões católica e protestante.
O ataque aconteceu às 4h30, horário local, quando um jovem lançou o explosivo em direção ao veículo que transportava oficiais e soldados.
Nenhum dos cinco feridos foi hospitalizado, e os responsáveis pelo ataque não foram presos.
Os conflitos na Irlanda do Norte se agravaram desde que jovens protestantes atiraram pedras em meninas católicas que iam para a escola, em setembro de 2001.
À época, os protestantes acusaram os católicos de quebrar os vidros de suas casas enquanto seguiam para a escola e exigiram que pais e filhos católicos fizessem outro caminho.
Neste mês, outra escola católica que fica em área predominantemente protestante foi atacada. Desta vez, o ataque foi feito por homens armados.
Duas semanas atrás, milhares de pessoas, das duas religiões, marcharam em protesto contra a violência no local, depois que um carteiro católico foi morto a tiros.


Texto Anterior: Estrangeiros ganham chance de interferir
Próximo Texto: Oriente Médio: Autoridade Nacional Palestina pede fim de ações contra Israel aos militantes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.