São Paulo, domingo, 27 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Autoridade Nacional Palestina pede fim de ações contra Israel aos militantes
Em nota oficial, a Autoridade Nacional Palestina (ANP) exortou ontem os militantes a pôr fim aos ataques a Israel enquanto a nova onda de violência no Oriente Médio levou o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, a dizer que a situação na região parecia "sem esperança".
Anteontem o presidente dos EUA, George W. Bush, fez seus comentários mais duros em relação ao presidente da ANP, Iasser Arafat, depois que um palestino suicida feriu ao menos 25 pessoas em Tel Aviv. Israel revidou com ataques aéreos.
Arafat afirmou ontem que Bush deveria estar fazendo mais para levar paz à região e que a única maneira de acabar com os conflitos é por meio da pressão internacional.
Ontem um civil palestino de 29 anos foi morto a tiros por soldados israelenses ao tentar driblar o controle do Exército para entrar na cidade de Ramallah, na Cisjordânia, segundo fontes médicas palestinas.
Para Saeb Eraqat, um dos principais líderes palestinos, as declarações de Bush -que disse estar "muito decepcionado" com Arafat- são "inaceitáveis". Além disso, Eraqat pediu a volta de Anthony Zinni, enviado especial dos EUA, à região.
Em Beirute (Líbano), a polícia deteve duas pessoas suspeitas de envolvimento com a explosão de um carro-bomba que matou o líder cristão Elie Hobeika, ocorrida na última quinta-feira.


Texto Anterior: Panorâmica - Violência: Explosão de granada caseira deixa 2 soldados e 3 policiais feridos em Belfast
Próximo Texto: Afeganistão: Budas de Bamiyan poderão ser refeitos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.