São Paulo, sábado, 27 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

Americano alega que não sabia que frituras faziam mal à saúde e quer indenização

Obeso processa redes de fast food

DA REUTERS

Caesar Barber, 56, um faxineiro de 1,77 m e 123 kg, abriu um processo contra quatro grandes redes de fast food alegando que elas eram culpadas por sua obesidade, sua diabetes e seus problemas cardíacos, disse ontem seu advogado, Samuel Hirsch.
O processo coletivo, aberto em um tribunal do Bronx na quarta-feira, exige o pagamento de quantias indefinidas em indenizações pelas redes de lanchonetes McDonald's, Burger King, KFC (Kentucky Fried Chicken) e Wendy's.
Barber, que já sofreu dois ataques cardíacos, disse que não sabia que frituras faziam mal à saúde até três anos atrás.
"[As redes de fast food" dizem: "100% carne". Eu achava que isso queria dizer que [seus produtos" faziam bem para a minha saúde", afirmou Barber. "Mas é tudo gordura, gordura e mais gordura. Agora estou obeso."
O processo, que, segundo Hirsch, ainda poderá incluir milhões de americanos, também quer que as companhias advirtam seus clientes dos efeitos que o consumo de seus produtos podem ter em sua saúde.
Barber disse que comeu fast food todos os dias durante décadas por achar que era um hábito saudável e só parou há três anos, quando seu médico o advertiu dos perigos desse tipo de dieta.
"Mesmo quando as redes de fast food revelam os níveis de calorias, gordura e sódio presentes em seus produtos, essa informação não é entendida facilmente pela população", afirmou Hirsch.
O presidente da Associação Nacional de Restaurantes dos EUA, Steven Anderson, diz que o processo "transforma "frívolo" em um termo ameno".



Texto Anterior: Geoestratégia: Rússia eleva cooperação nuclear com Irã
Próximo Texto: Tragédia: Militares dos EUA matam as mulheres
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.