São Paulo, sexta-feira, 27 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Defesa compara Operação Condor a ação antiterror

DA REDAÇÃO

Revelada em 1992, a Operação Condor foi o nome dado à coordenação dos serviços de informação e repressão das ditaduras militares sul-americanas contra organizações de esquerda nos anos 70 e 80. Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia e Uruguai participavam do esquema.
Segundo a acusação contra o ex-ditador Augusto Pinochet, ao menos 19 chilenos morreram em meados dos anos 70 em decorrência dessa operação.
Os advogados de Pinochet argumentaram à Suprema Corte, em audiências realizadas nesta semana, que a Operação Condor é comparável aos atuais esforços contra o terrorismo na Europa após o 11 de Setembro.
O processo está nas mãos do juiz Juan Guzmán Tapia, que conduziu o primeiro caso contra Pinochet a partir de março de 2000 por causa da Caravana da Morte, que matou 75 sindicalistas e políticos da oposição. À época, o ex-ditador se livrou do processo alegando incapacidade mental.


Texto Anterior: Corte abre caminho para julgar Pinochet
Próximo Texto: Direto ao ponto: Argentina viu anuência dos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.