São Paulo, segunda-feira, 27 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israel pretende limitar acesso às mesquitas

DA REDAÇÃO

Israel anunciou ontem que pode limitar o número de muçulmanos com acesso à Esplanada das Mesquitas em Jerusalém, durante o Ramadã (mês sagrado para os islâmicos), porque o local está com a estrutura danificada e corre risco de sofrer um colapso. O local é sagrado para os judeus, pois lá se localizava o templo de Salomão, e para os muçulmanos.
As duas mais importantes mesquitas de Jerusalém -terceira cidade mais sagrada para os islâmicos-, se localizam sobre a esplanada, e devem receber dezenas de milhares de pessoas no Ramadã, que começa no mês que vem, aumentando o risco, segundo israelenses.
Segundo Israel, um terremoto de baixa intensidade danificou parte do muro oriental da esplanada.
Porém especialistas jordanianos disseram que não há esse risco. Para autoridades islâmicas, o objetivo israelense é deixar os muçulmanos com medo de ir à esplanada durante o Ramadã.

Faixa de Gaza
Os colonos judeus que se recusarem a sair dos assentamentos na faixa de Gaza podem ser condenados a cinco anos de prisão, ameaça o governo de Israel.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Atentado mata dirigente do Hamas na Síria
Próximo Texto: Perdão: Reino Unido assumirá 10% da dívida de países pobres
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.