São Paulo, segunda-feira, 27 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alistamento favorece democratas

DO "NEW YORK TIMES"

O alistamento maciço de eleitores em áreas predominantemente democratas pode favorecer a candidatura presidencial de John Kerry em Ohio e na Flórida.
Pesquisa do "New York Times" mostra que em regiões de Ohio com moradores de baixa renda ou de minorias étnicas o registro de eleitores cresceu 250% com relação a 2000. Na Flórida, regiões com o mesmo perfil registram até 60% a mais de inscrições que há quatro anos. O crescimento em áreas republicanas foi de só 12%.
Informações sobre outros Estados não estão disponíveis. Mas entre republicanos e democratas o alistamento é uma forma de flexionar a tendência eleitoral em Estados em que os resultados são historicamente apertados.
A "batalha do alistamento", que se dá de modo discreto, tem seus terrenos mapeados por profissionais das duas maiores campanhas e por cientistas políticos.
"Sabemos que isso está em curso e sabemos que é um indício encorajador", diz Steve Elmendorf, vice-coordenador da campanha do democrata John Kerry.


Texto Anterior: Eleição nos EUA: Estilo de Kerry às vezes engessa sua campanha
Próximo Texto: Argentina: Crise levou à criação de 122 novos partidos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.