São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Ataque dos EUA na Síria perto da divisa com o Iraque mata 8

DA ASSOCIATED PRESS

Pelo menos oito pessoas morreram ontem em um raro ataque lançado por helicópteros americanos em território sírio, perto da fronteira com o Iraque, em uma operação que Damasco condenou como uma "agressão séria". O governo sírio afirma haver civis entre os mortos, inclusive quatro crianças.
As relações entre EUA e Síria são tumultuadas, e o primeiro acusa a segunda de patrocinar o terrorismo.
Segundo militares americanos, o ataque teve como alvo combatentes ligados a Al Qaeda que penetram no Iraque pela Síria. Washington freqüentemente acusa Damasco de nada fazer para impedir esse fluxo.
"Estamos resolvendo o assunto por nós mesmos", afirmou um oficial americano à Associated Press em Washington, sob anonimato.
Em comunicado, o governo sírio diz que os helicópteros atacaram a fazenda de Sukkariyeh, perto da cidade de Abu Kamal, oito quilômetros dentro do território sírio. Quatro aeronaves dispararam contra um edifício civil em construção, diz o texto, e contra os operários dentro dele antes do entardecer.
A Chancelaria convocou o representante diplomático americano no Iraque -os EUA não têm representação em Damasco- para protestar contra o ataque.
"A Síria condena essa agressão e considera as forças americanas responsáveis por ela e todas as suas repercussões. A Síria exorta o governo iraquiano a assumir suas responsabilidades e abrir uma investigação dessa séria violação e a evitar que o território iraquiano seja usado para [cometer] agressões contra a Síria", diz o texto.
O ataque ocorre poucos dias após o comandante das forças americanas no oeste do Iraque ter dito que seus homens estavam aumentando os esforços na fronteira. A região visada ontem, perto da cidade iraquiana de Qaim, é vista como um dos principais pontos de entrada de combatentes, armas e dinheiro que fomentam a insurgência sunita no Iraque.


Texto Anterior: Concertação perde prefeituras no Chile
Próximo Texto: Entrevista da 2ª - William Burns: Teerã tem direito de ter seu programa nuclear civil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.