São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Líder empresarial pede aos colegas que não fujam

DO ENVIADO A WENZHOU

"Estou feliz que tantas empresas vieram", diz Zhou De Wen, presidente da associação de pequenas e médias empresas de Wenzhou, ao salão lotado de um hotel de luxo. "Por favor, não fujam. Confiem no Partido, no governo e em nosso país."
Em sua fala, Zhou fez um longo resumo dos custos crescentes e das dificuldades de obtenção de crédito dos exportadores. Atribuiu parte da culpa da crise ao governo, mas também disse que os empresários contraíram dívida para especular com imóveis, em busca de lucro rápido.
O líder empresarial afirmou que o governo central prometeu ajudar a cidade e exortou os colegas em dificuldades a procurar a associação em vez de fugir.
Considerada o berço da iniciativa privada, Wenzhou se destaca em áreas de trabalho intensivo e tecnologia baixa: é tida como a capital mundial do isqueiro. Outros produtos famosos são óculos, sapatos de couro, couro artificial e até brinquedos eróticos.
Muitos em Wenzhou emigraram para montar negócios no exterior. Boa parte dos lojistas chineses da rua 25 de Março, em São Paulo, é da cidade. (FM)


Texto Anterior: Na China, dívida faz empresários fugirem
Próximo Texto: Brasil tem de atuar, não se abster, diz embaixador dos EUA
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.