São Paulo, sábado, 27 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

EUA alertam aliados para possível novo vazamento de dados

WikiLeaks estaria preparando divulgação de documentos afetando diversos países

CRISTINA FIBE
DE NOVA YORK

O Departamento de Estado dos EUA está preparando os aliados do país para o possível vazamento de milhares de documentos diplomáticos sigilosos pelo site WikiLeaks nos próximos dias.
Segundo o WikiLeaks, a próxima leva de documentos será sete vezes maior do que o lote sobre o Iraque divulgado no mês passado, com 400 mil relatórios secretos.
O site não especificou a data da publicação, mas o Pentágono espera que isso aconteça até o início da semana que vem.
Entre os países que foram avisados pelos EUA sobre o conteúdo sensível dos documentos estão Reino Unido, Itália, Israel, Noruega, Turquia e Rússia.
O embaixador dos EUA em Bagdá, James Jeffrey, disse a jornalistas que o "WikiLeaks é um obstáculo absolutamente terrível para o meu trabalho, que é poder ter discussões confidenciais com as pessoas. Eu não entendo a motivação para a divulgação desses documentos".
O porta-voz do Departamento de Estado, P.J. Crowley, disse à agência France-Presse, na quarta-feira, que os EUA estão se preparando para o "pior cenário", e que "as revelações gerarão tensões nas relações entre os nossos diplomatas e nossos amigos pelo mundo".
Segundo a CNN, os americanos estão revisando os documentos diplomáticos emitidos entre 2006 e 2009.
O Reino Unido pediu à imprensa que seja avisado sobre a publicação de notícias que ameacem a segurança nacional.


Texto Anterior: "É mais seguro que o Rio", dizem militares
Próximo Texto: Cuba quer investir US$ 130 mi para dar apoio a setor privado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.