UOL


São Paulo, sexta-feira, 28 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁSIA

Segundo Washington, Coréia do Norte poderá ter arma nuclear em um ano

Pyongyang liga reator; EUA criticam

DA REDAÇÃO

A Coréia do Norte reativou um reator em seu principal complexo nuclear, segundo autoridades dos EUA, o que poderia indicar que o país está mais próximo de obter armas nucleares.
A revelação pode prejudicar a estratégia americana de fazer uso de meios diplomáticos para convencer a Coréia do Norte a abandonar suas ambições nucleares.
Ari Fleischer, porta-voz da Casa Branca, disse que a ação faz parte de um padrão de "comportamento problemático" que está isolando Pyongyang (capital) da comunidade internacional.
Autoridades dos EUA que pediram para não ser identificadas disseram que a reativação do reator inicia um processo que poderá garantir ao regime norte-coreano a obtenção de armas nucleares em cerca de um ano. E, caso outra instalação seja reativada, o processo levaria menos tempo.
O regime norte-coreano (um dos mais fechados do mundo) diz que seu programa nuclear tem fins pacíficos e não visa a obtenção de armas nucleares.
O presidente George W. Bush incluiu a Coréia do Norte no "eixo do mal", ao lado do Irã e do Iraque, mas disse preferir resolver a crise diplomaticamente.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Tensão marca 1º dia de debate na ONU
Próximo Texto: Justiça: ONU condena ex-líder sérvia a 11 anos de prisão
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.