UOL


São Paulo, sexta-feira, 28 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guerrilha curda toma posições no norte iraquiano

DA REDAÇÃO

Combatentes curdos cruzaram ontem a divisa entre a região controlada pelos curdos no Iraque e o restante do país e rumaram para a região de Chamchamal, cidade no norte do Iraque controlada pelas forças de Saddam Hussein.
Foi o primeiro avanço desses combatentes curdos dentro do Iraque desde o início da ofensiva anglo-americana. São conhecidos como peshmergas ("aqueles que enfrentam a morte", em curdo) e adotam táticas de guerrilha.
Segundo a agência de notícias Reuters, não houve resistência aos milicianos, que tomaram postos ao norte de Chamchamal abandonados por tropas iraquianas -a região foi alvo de intensos bombardeios nos últimos dias.
"Avançamos quatro quilômetros no território iraquiano", disse Mam Rostam, um dos comandantes da guerrilha. O movimento dos curdos coincide com a entrada de tropas americanas no norte do Iraque -com dificuldades para chegar a Bagdá pelo sul, os EUA tentam abrir uma nova rota de acesso à capital.

Novos ataques
Os EUA voltaram a bombardear ontem as duas principais cidades do norte do Iraque: Kirkuk e Mossul -os ataques teriam sido mais intensos nesta última.
Segundo a rede de TV Al Jazeera, ao menos quatro casas foram destruídas no ataque a Mossul, que teria feito 50 vítimas, entre mortos e feridos. O Pentágono não confirma essa informação.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Civis deixam Basra em busca de água e comida
Próximo Texto: Resistência surpreende americanos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.