São Paulo, quarta-feira, 28 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEM-TETO DAS LETRAS

Sem dinheiro para o alojamento, estudante dormia em cadeiras

Aluno viveu 8 meses em biblioteca

DA REDAÇÃO

Poucos estudantes fazem mais jus à definição de "rato de biblioteca" do que o americano Steve Stanzak: ele afirma que passou os últimos oito meses morando em uma das bibliotecas da Universidade Nova York.
Ao tomar conhecimento da história de Stanzak, a direção da universidade decidiu dar a ele um alojamento gratuito, que em condições normais sairia por cerca de US$ 11 mil anuais.
Stanzak, 20, que estuda para obter um diploma em redação criativa, disse que tomou a decisão porque mal estava conseguindo juntar dinheiro para pagar a anuidade de US$ 31 mil (ele tem uma bolsa que cobre metade do custo).
Segundo contou em seu website, Stanzak dormia todas as noites na biblioteca Bobst, no subsolo de um dos prédios da universidade, juntando quatro cadeiras. Ele tomava banho nos vestiários do ginásio ou na casa de amigos e deixava suas coisas em três armários. Para fazer suas lições, usava as instalações de uma lanchonete e se alimentava de pão e suco de laranja.
"Eu sou um escritor, e isso me pareceu uma experiência que não poderia deixar passar. Sou um sonhador idealista, e isso parecia algo que eu poderia fazer, com benefícios financeiros e criativos", escreveu Stanzak em seu site.


Com agências internacionais e "New York Times"


Texto Anterior: Educação: Harvard quer internacionalizar currículo
Próximo Texto: A Europa dos 25: UE e Rússia ampliam acordo bilateral
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.