São Paulo, terça-feira, 28 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AFE-PAQUI

Reino Unido acena com R$ 3,7 bi ao Afeganistão e ao Paquistão

DA REDAÇÃO

O premiê do Reino Unido, Gordon Brown, visitou ontem o Afeganistão e o Paquistão, endossando a nova estratégia americana que considera a insurgência nos dois lados da fronteira como parte de um mesmo problema. O premiê prometeu mais de R$ 3,7 bilhões em ajuda não militar aos dois países nos próximos quatro anos.
O dinheiro priorizará a educação na áreas tribais, disse Brown. Islamabad articula acordo com líderes tribais para pôr fim à insurgência, mas enfrenta resistências. O clérigo Sufi Muhammad, artífice do cessar-fogo no vale do Swat, suspendeu ontem a mediação em reação à ofensiva anti-Taleban, que matou 46 desde domingo.
Apesar da ajuda e da promessa de "novo capítulo" nas relações bilaterais, Brown foi recebido friamente no país. O presidente Asif Zardari faltou à entrevista coletiva com Brown, em aparente protesto pela recusa britânica em desculpar-se pela prisão de 11 paquistaneses, apresentados como terroristas e soltos por falta de provas.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Tigres Tâmeis: Governo do Sri Lanka promete relaxar cerco que matou 6.500
Próximo Texto: Peru dá asilo político a opositor de Chávez
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.