São Paulo, terça-feira, 28 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleito quer a implementação do projeto Sivam

DO ENVIADO ESPECIAL À COLÔMBIA

O presidente eleito da Colômbia, Alvaro Uribe Vélez, disse ontem que pretende intensificar as relações bilaterais com o Brasil e que prevê o desenvolvimento de projetos econômicos comuns.
"Pretendemos ter as melhores relações com o Brasil", disse ele, ao ser questionado pela Folha sobre o futuro das relações entre os países. "Há dez meses visitei o presidente [Fernando Henrique] Cardoso em Brasília e falamos sobre muitas possibilidades."
Uribe disse ainda que deseja ver efetivamente implementado, no curto prazo, o projeto Sivam (Sistema Integrado de Vigilância da Amazônia). "Estamos na expectativa de que o Brasil instale seu sistema de vigilância por satélite na Amazônia, que pode ser muito útil para a Colômbia", disse. A Amazônia brasileira é considerada rota de passagem da cocaína da Colômbia à Europa e aos EUA.

FHC
FHC disse ontem, por meio de porta-voz, que as eleições na Colômbia são um exemplo da força da democracia na América Latina e que as ações militares do Brasil perto da fronteira colombiana não estão vinculadas ao processo eleitoral no país vizinho. Ele iria ligar ainda ontem para felicitar Uribe.



Texto Anterior: Passado desestimula "guerra total"
Próximo Texto: Guerrilha manifesta disposição de negociar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.