São Paulo, sexta-feira, 28 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OPOSIÇÃO

Resposta dos venezuelanos será firme

DA REDAÇÃO

A estratégia governista é dizer que há muitos arrependidos entre os assinantes. Mas não acreditamos nessa hipótese. A resposta do país será firme.
A afirmação é de Felipe Mujica, 55, presidente do partido Movimento ao Socialismo (MAS) e negociador da Coordenação Democrática (coalizão oposicionista) no Conselho Nacional Eleitoral. Leia a seguir seguir sua entrevista à Folha. (FM)
 

Folha - Como a oposição se preparou para revalidar as firmas?
Felipe Mujica -
Montamos um esquema em todo o país com o objetivo de atender de forma direta cada uma das mesas para que estejam novamente instrumentadas os mesmos lugares onde as assinaturas haviam sido recolhidas. O primeiro passo que demos foi em 8 de maio, quando iniciamos uma ação que consistiu em convocar de modo maciço todas as pessoas que haviam sido listadas para reconhecer sua situação.
Essa operação atingiu aproximadamente 1,3 milhão de pessoas, que é um pouco mais da metade das assinaturas em observação. E, obviamente, havia pessoas que vão revalidar e outras que não. Estimamos que até sexta-feira [hoje] teremos contatado 80% das pessoas que irão revalidar. Há também todo um esquema de mobilização e um dispositivo de informação, que funcionará nos centros de coleta de assinaturas, apesar de ter sido informado de que o CNE proibira esses centros.
No entanto, não será possível evitarmos de fornecer informações aos assinantes.

Folha - Os governistas afirmam que muitas pessoas retirarão suas assinaturas neste fim de semana.
Mujica -
Essa estratégia governista afirma que haveria uma categoria de arrependidos entre os assinantes. Essa categoria serviu precisamente para aplicar todos os instrumentos de coação e ameaças. Mas não acreditamos que essa possibilidade terá importância. A resposta que o país dará será firme.


Texto Anterior: Venezuela: Oposição tem 3 dias para coletar assinaturas anti-Chávez
Próximo Texto: Governo: Aliados de Chávez agirão civicamente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.