São Paulo, sexta-feira, 28 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GOVERNO

Aliados de Chávez agirão civicamente

DA REDAÇÃO

O governo agirá de modo cívico durante a revalidação das assinaturas contrárias ao presidente Hugo Chávez. A afirmação é de Willian Lara, que representa o governo no Conselho Nacional Eleitoral (CNE). Leia a seguir sua entrevista à Folha. (FM)
 

Folha - Como os governistas acompanharão a coleta de assinaturas neste fim de semana?
Willian Lara -
De maneira cívica. Quando o CNE entregou a informação com as assinaturas a serem ratificadas, iniciamos um trabalho de casa a casa, visitando as pessoas que aparecem como subscritoras. Dialogando com os cidadãos, queremos assegurar o objetivo de anular ao menos 15% das assinaturas. Isso significa tirar pouco mais de 200 mil firmas.
E assim também, vamos conseguir que ao menos um terço das assinaturas questionáveis não seja ratificado. Isso determina, com base numérica, que é impossível que a oposição alcance a cifra estabelecida pela Constituição para ativar o referendo.

Folha - Essa visita não pode ser interpretada como coação?
Lara -
De forma nenhuma. Na ratificação [sobre deputados] da semana passada, houve o caso muito importante de Imad Saab Saab, do MVR [partido de Chávez]. A oposição pediu a ratificação das assinaturas. Mas o deputado conseguiu anular 1.150 assinaturas. Só sete foram ratificadas. O mesmo ocorrerá agora.
Há três situações com relação às assinaturas: primeiro, pessoas sob coação, que foram ameaçadas de demissão caso não assinassem contra Chávez. Segundo, há pessoas vítimas de usurpação da identidade. Nunca assinaram, mas alguém o fez por eles.
Terceiro, houve pessoas que assinaram conscientemente, mas os acontecimentos posteriores à coleta trouxeram um alto grau de rejeição entre os seguidores do oposicionismo. A oposição montou uma campanha desesperada afirmando que os que anularem a assinatura cometerão um delito.


Texto Anterior: Oposição: Resposta dos venezuelanos será firme
Próximo Texto: Saúde: Fumo afeta todo o corpo, alertam EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.