São Paulo, quinta-feira, 28 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Aprovação dos EUA cai entre países aliados, indica Pew

DA REDAÇÃO

Levantamento feito pelo Centro de Pesquisas Pew de Washington revela o aumento do descontentamento com a política externa dos EUA entre a população dos 47 países participantes, entre os quais o Brasil.
Apesar de as pesquisas do Pew terem observado um amplo sentimento antiamericano no mundo desde que começaram a ser feitas, em 2002, neste ano foi registrada não só uma acentuada queda da popularidade do presidente George W. Bush entre seus conterrâneos como entre países que são aliados tradicionais dos EUA, entre os quais Reino Unido, Alemanha e Canadá.
Entre os americanos, só 45% apóiam o papel de Bush como líder mundial. No Reino Unido, são 24% os entrevistados que afirmaram confiar na liderança de Bush. Na Alemanha esse número está em 19% e no Canadá, em 28%. Na Turquia, país aliado dos EUA na Otan, esse nível de aprovação é de 9%.
O Pew, que ouviu 45 mil pessoas por telefone, constatou ainda uma queda na visão positiva sobre a China. Muitos entrevistados afirmaram desaprovar a política de aumento dos gastos militares do país.
Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, ganharam novos admiradores. Apesar de Chávez estar sob forte crítica pela fechamento de rede de TV RCTV e de Ahmadinejad estar com sua popularidade em baixa devido á condução da economia do Irã, a imagem que eles passam de desafiadores da ordem comandada pelos EUA e pela Rússia lhes rende popularidade no exterior.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Brasileira vence concurso de Miss Transexual Internacional em Madri
Próximo Texto: Abin cria postos na Colombia, na Venezuela e na Argentina
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.