São Paulo, sábado, 28 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

entrevista

Anúncio visa desviar foco, diz analista

RODRIGO RÖTZSCH
DA REDAÇÃO

Em entrevista por e-mail à Folha, o cientista político Juan Carlos Rodríguez, coordenador do Observatório da Democracia da Universidad de Los Andes (Bogotá), disse que o anúncio de referendo é só uma forma de Álvaro Uribe tirar a atenção das investigações contra membros de seu governo e não deve ser levado a cabo.

 

FOLHA - Qual é o objetivo de Uribe ao convocar um referendo? Pode ser um atalho para estender o seu mandato?
JUAN CARLOS RODRÍGUEZ -
Acho que esse não é o objetivo central. É mais um esforço de rebater a sentença da Corte Suprema e as decisões iminentes da Procuradoria na investigação contra funcionários.

FOLHA - Ainda que o povo referende Uribe, o que a Justiça questiona é a aprovação da emenda que possibilitou a reeleição, e não a reeleição em si.
RODRÍGUEZ -
Estou de acordo, o referendo não toca o ponto central. Por isso, creio que esse anúncio é mais uma forma de desviar a atenção do que uma abordagem séria do assunto. Não creio, porém, que a solução mais adequada seja anular a eleição ou fazer novas eleições sem a participação do presidente. Isso criaria uma instabilidade indesejável.

FOLHA - Há algum risco real de que o Tribunal Constitucional casse o mandato de Uribe?
RODRÍGUEZ -
Não creio. Talvez o tribunal emita uma sentença no sentido de voltar à situação que existia na Constituição de 1991, que proibia a reeleição, sem, no entanto, anular a reeleição de Uribe.

FOLHA - Qual é o caminho para a Colômbia sair da crise?
RODRÍGUEZ -
A situação é crítica fundamentalmente pelos movimentos do governo contra o equilíbrio entre os Poderes. Infelizmente, noções como a separação de Poderes são abstratas demais para o cidadão comum. Isso é especialmente verdadeiro num país onde há problemas muito mais concretos, como insegurança e conflito armado. Por isso, é importante a vigilância da comunidade internacional.


Texto Anterior: Oposição diz que medida é meio para instalar "ditadura populista"
Próximo Texto: Brasil ajudará Paraguai a regularizar brasiguaios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.