São Paulo, sábado, 28 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com apoio de Kirchner, governador quer reeleição infinita na Argentina

Igreja e presidente se enfrentam em Misiones sobre lei que limita a reeleição

BRUNO LIMA
DE BUENOS AIRES

Amanhã também haverá eleições na Argentina. Na Província de Misiones, onde fica o lado argentino das Cataratas do Iguaçu, a Igreja Católica e o presidente Néstor Kirchner se enfrentam em votação que terá impacto em todo o país.
De um lado, o bispo Joaquín Piña, amparado pela estrutura da igreja e apoiado por todos os opositores do presidente Néstor Kirchner -dos socialistas ao ex-ministro Roberto Lavagna. De outro, o governador Carlos Rovira, que busca, com apoio da Casa Rosada, o direito à reeleição infinita, sem limite de mandatos sucessivos.
Os dois encabeçam as listas para a escolha dos parlamentares que reformarão a Constituição de Misiones, decidindo sobre o tema da reeleição.
Kirchner, que quando governador já havia aprovado a reeleição infinita em Santa Cruz, sua Província, defende que todos os governadores possam ser reeleitos ilimitadamente.
Segundo a oposição, houve maciça falsificação de documentos, e paraguaios estão sendo pagos para votar. Os opositores, que prometem fazer uma denúncia à OEA (Organização de Estados Americanos), também reclamam que o governo distribuiu bicicletas e até dentaduras para conquistar votos.
Nesta semana, uma paróquia de Misiones foi destruída em um incêndio -o padre, crítico ao governador, disse que houve sabotagem.
Assim que pesquisas mostraram o crescimento da campanha do bispo, Alicia Kirchner, irmã do presidente e ministra do Desenvolvimento Social, desembarcou em Misiones com sacolas cheias de comida e estampadas com propaganda eleitoral de Rovira. Além disso, em decisão inédita desde a redemocratização do país, os policiais -insatisfeitos com seus salários e em grande maioria contrários ao governador- foram proibidos de votar.


Texto Anterior: Pinochet tem nova prisão decretada
Próximo Texto: Candidata francesa detalha plano de júri para políticos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.