São Paulo, sábado, 29 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bagdá anuncia prisão de aliados de Al Zarqawi

DA REDAÇÃO

O governo do Iraque anunciou ontem, a dois dias das eleições no país, a prisão de três importantes assistentes do terrorista jordaniano Abu Musab al Zarqawi.
Qassim Dawoud, assessor de segurança do governo, disse que as prisões ocorreram em meados de janeiro. Segundo ele, Salah Suleiman al Loheibi, um dos homens presos, chefiava as atividades de Al Zarqawi na capital e havia se encontrado com o jordaniano mais de 40 vezes nos últimos três meses.
Também foi preso o assessor militar de Al Zarqawi, o iraquiano Anad Mohammed Qais. O outro homem preso foi identificado como Ali Hamad Yassin al Issawi. Na última terça, o governo iraquiano anunciou a captura do braço direito de Al Zarqawi, Abu Omar al Kurdi.
Barham Saleh, vice-premiê interino, disse que a captura de Al Zarqawi, o maior inimigo dos EUA no Iraque, está próxima. "Estamos perto de capturar Al Zarqawi e de nos livrar dele."
Autoridades iraquianas intensificaram as medidas de segurança em todo o país, fechando as fronteiras, impedindo o trânsito entre as Províncias e estendendo o toque de recolher. Mas ao menos 15 iraquianos e cinco soldados americanos morreram em novos ataques e atentados contra postos de votação também continuaram em seis cidades.
Um helicóptero do Exército dos EUA do tipo OH-58 Kiowa, caiu no sudoeste de Bagdá. Não estão claras as razões da queda, e não se sabe se houve mortos. Havia três tripulantes.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Iraque se fecha para a eleição de amanhã
Próximo Texto: Eleitores iraquianos começam a votar em todo o mundo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.