São Paulo, terça-feira, 29 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo criará hotel estatal no lugar do Hilton

DE CARACAS

O emblemático Hilton Caracas, o mais tradicional hotel de negócios da cidade, será "nacionalizado", passando a se chamar Alba Caracas, informou o Ministério do Poder Popular para o Turismo.
O nome é uma homenagem ao bloco econômico (Alternativa Bolivariana para os Povos da Nossa América), idealizado pelo presidente Hugo Chávez e que reúne Bolívia, Cuba e Nicarágua, além da Venezuela.
A transição, iniciada há alguns meses, não está sendo traumática, já que o edifício onde funciona o Hilton, na região central de Caracas, pertence ao governo venezuelano, que assumirá o complexo em breve, possivelmente após o fim da Copa América, em julho. Há planos para uma ampla reforma antes que seja reinaugurado com o novo nome.
A retomada do mais tradicional hotel de luxo da Venezuela lembra a trajetória do hotel cubano Habana Livre. Inaugurado como Habana Hilton em 1958, foi estatizado após a chegada de Fidel Castro ao poder, em 1959. Suas instalações chegaram a ser usadas como quartel-general. O hotel cubano, no entanto, já voltou a ser um empreendimento privado: no final dos anos 90, entrou para a cadeia Spanish Sol Melia. O seu nome hoje é Tryp Habana Libre. (FM)


Texto Anterior: Entrevista: "Chávez quer um blecaute informativo"
Próximo Texto: Venezuelanos são presos por proselitismo na Colômbia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.