São Paulo, sexta-feira, 29 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Explosão em região sunita do Irã deixa ao menos 19 mortos

DA FRANCE PRESSE

Um atentado a bomba em uma mesquita na cidade iraniana de Zahedan, perto da tríplice fronteira com o Paquistão e o Afeganistão, deixou ontem ao menos 19 mortos e 60 feridos.
Autoridades atribuíram a ação a "terroristas" e anunciaram a prisão de vários suspeitos que, supostamente, estariam preparando novos ataques às vésperas da eleição presidencial de 12 de junho. A autoria do atentado não foi reivindicada.
Situada 1.600 km a sudeste de Teerã, Zahedan é a capital da Província de Sistão e Baluquistão, uma área com forte presença da minoria sunita do Irã, país predominantemente xiita.
O fato de a mesquita alvejada ser frequentada por xiitas gera suspeitas de que o ataque tenha sido perpetrado pelo Jundallah, um obscuro grupo islâmico que diz lutar pelos direitos da minoria sunita no Irã.
O Jundallah, que cometeu nos últimos anos vários atentados contra alvos xiitas, é acusado por Teerã de ser apoiado pelos EUA para enfraquecer o governo central iraniano.
A Província de Sistão e Baluquistão também é uma das principais rotas para escoar as drogas produzidas no Afeganistão até a Europa.


Texto Anterior: Taleban ameaça novos atentados em grandes cidades paquistanesas
Próximo Texto: Análise: Risco Paquistão é medido em escala nuclear
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.