São Paulo, quarta-feira, 29 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Farc negam ter financiado Rafael Correa

DA REDAÇÃO

As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) negaram "veementemente" ter financiado o equatoriano Rafael Correa em sua campanha à Presidência em 2006.
Em uma nota difundida pela internet e datada do último dia 25, a narcoguerrilha colombiana diz que o vídeo no qual um líder do grupo cita o envio de dólares a Correa foi manipulado por Washington e Bogotá, que "tiraram o documento do contexto".
Para o grupo, o vídeo é uma "cortina de fumaça" para tirar a atenção das negociações para uso de bases militares colombianas pelos EUA.
O episódio azedou ainda mais as relações entre os vizinhos, que não têm relações diplomáticas desde que Bogotá realizou ação militar contra as Farc em território equatoriano, em março do ano passado.
O governo Correa desde o início negou ter recebido o financiamento e, nos últimos dias, pediu que as Farc esclarecessem o conteúdo do vídeo. A nota foi recebida por Quito como a prova de sua versão.
A Colômbia entregou o vídeo à Organização dos Estados Americanos, para verificações.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Chávez retira embaixador de Bogotá
Próximo Texto: Naufrágio mata ao menos 15 haitianos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.