UOL


São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Noite em Claro" acaba escura no centro de Roma

DA REUTERS

Roma foi uma das cidades mais afetadas pelo apagão. No momento em que o fornecimento de energia elétrica foi interrompido, cerca de 500 mil pessoas estavam nas ruas para celebrar a "Noite em Claro" - um evento cultural no qual museus, restaurantes e atrações turísticas ficam abertos durante toda a madrugada.
Os engarrafamentos se multiplicaram pela capital italiana. Apesar da falta de energia, o prefeito de Roma, Walter Veltroni, insistia ontem que o evento cultural foi um sucesso, porque milhares de pessoas permaneceram nas ruas mesmo com a falta de iluminação e com as fortes chuvas.
Muitas dessas pessoas não tinham como voltar para a casa, porque os metrôs não estavam funcionando e o trânsito era caótico. A energia elétrica somente foi restabelecida em Roma ao redor do meio-dia.
No aeroporto Fiumicino, milhares de pessoas se aglomeraram no chão para tentar dormir enquanto esperavam a normalização dos vôos. Muitos foram cancelados e outros atrasaram várias horas.
Situação similar foi vivida na estação de trem Termini, a mais importante da capital italiana. "É o caos e, enquanto faltar eletricidade, continuará sendo o caos", disse o policial Fabio Bragazzi, que fazia patrulha na estação.
As informações sobre o que estava acontecendo no país era conseguida apenas por meio de rádios de pilha. Não houve pânico nas ruas da capital italiana.

Norte e sul
Em Milão e em outras cidades do norte, o blecaute causou menores danos. Como aconteceu em um momento em que a maioria das pessoas dormia, poucos foram afetados. No início da manhã, o apagão já não atingia mais a maior parte da região norte.
No sul da Itália, região menos desenvolvida do país, a maior parte das residências continuava sem energia elétrica até a noite de ontem. Também havia problemas no fornecimento de água em muitas cidades.
Representantes de entidades agrícolas alertaram que, se o apagão prosseguisse, poderia haver impacto em fazendas.

Texto Anterior: Apagão italiano: Blecaute deixa quase toda a Itália sem luz
Próximo Texto: Queda de árvore é provável causa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.