UOL


São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Queda de árvore é provável causa

DA REDAÇÃO

A mais provável causa do apagão que atingiu a Itália teria sido a queda de uma árvore em uma linha de transmissão na Suíça na mesma hora em que outras duas linhas na França também pararam, aparentemente interrompidas por um raio. Os dois países fornecem energia para a Itália.
As operadoras de energia elétrica da Itália foram responsabilizadas por companhias elétricas francesas e suíças pela dimensão nacional do corte de energia.
A Atel, uma das geradoras da Suíça, informou que a árvore atingiu uma linha de transmissão de 380 mil volts que levava energia para a Itália. Imediatamente, outra linha de transmissão entrou em colapso devido à sobrecarga.
"Nós trabalhamos com a hipótese de que o blecaute foi provocado por um erro de conexão causado pela principal operadora italiana", disse Rolf Schmid, porta-voz da Atel, em referência à GRTN, administradora da rede italiana. A companhia suíça afirma que agiu corretamente e que não se considera responsável pelos danos causados na Itália.

Italianos
Os italianos negam ser responsáveis pelo blecaute -a GRTN culpou as geradoras na França e na Suíça. "Perdemos o controle da rede em apenas quatro segundos", disse um porta-voz da companhia. O ministro italiano da Indústria, Antonio Marzano, disse que uma investigação foi aberta para apurar as causas do apagão. "Vamos checar todos os dados em nossos computadores", disse.
A geradora RTE, da França, informou que ainda era muito cedo para especular sobre as causas do blecaute. "Nós não temos todos os elementos ainda [para ter uma conclusão]. Esse é um fenômeno extremamente complicado para se entender", disse Patrick Larradet, porta-voz da RTE.
A companhia francesa concordou com a Suíça de que houve falha de coordenação dos italianos.


Com agências internacionais

Texto Anterior: "Noite em Claro" acaba escura no centro de Roma
Próximo Texto: Iraque ocupado: Congresso dos EUA vê falhas em dados sobre armas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.