São Paulo, terça-feira, 29 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blair e Chirac batem boca na cúpula da UE

DA REDAÇÃO

O premiê britânico, Tony Blair, e o presidente da França, Jacques Chirac, tiveram uma "vigorosa discussão" sobre subsídios agrícolas na cúpula da União Européia na semana passada. Por "vigorosa discussão" -um eufemismo usado por assessores- entende-se que eles chegaram às raias de um bate-boca inédito nas relações recentes dos dois países.
Chirac irritou-se com a atitude britânica de pedir a revisão de um pacote franco-alemão de reformas a subsídios agrícolas na UE. Ele teria se levantado, ido em direção a Blair e esbravejado com o britânico, dizendo que o premiê fora "rude" com ele na frente de outros chefes de governo presentes.
O presidente francês teria repetido nervosamente suas exigências de implementação da proposta acertada por Paris e Berlim. Blair, irritado, deixou Bruxelas, onde ocorria a cúpula, antes do fim do encontro.
A UE gasta cerca de US$ 90 bilhões anuais em subsídios agrícolas. Cerca de US$ 29 bilhões envolvem repasses diretos aos agricultores. Alemanha e França passaram por cima de muitas de suas diferenças e propuseram um plano prevendo a ajuda aos fazendeiros de dez membros da UE que aderirão ao bloco de 2004 a 2013.


Com agências internacionais



Texto Anterior: União Européia: UE apresenta base de futura Constituição
Próximo Texto: Terror: Diplomata dos EUA é morto a tiros em Amã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.