São Paulo, sexta-feira, 29 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁSIA

Seqüestrados 3 estrangeiros no Afeganistão

DA REDAÇÃO

Três estrangeiros que ajudavam na organização da primeira eleição presidencial afegã foram seqüestrados por homens armados em Cabul ontem, aumentando o temor de que os militantes do país estejam copiando táticas usadas pelos insurgentes iraquianos.
O governo diz que dois homens e uma mulher foram tirados de seu carro da ONU por sete homens armados quando saíam do escritório, por volta do meio-dia. São eles: o filipino Anjelito Nayan, Annetta Flanigan, de cidadania britânica e irlandesa, e Shqipe Hebibi, de Kosovo.
Logo após o seqüestro, a polícia afegã e as forças internacionais de paz lançaram uma grande operação em Cabul, com o apoio de helicópteros e bloqueio de rodovias.
A ação ocorre no dia em que foi encerrada a contagem de votos da eleição de 9 de outubro. Embora o resultado ainda não seja oficial, o presidente pró-EUA Hamid Karzai foi eleito para seguir no cargo.
O seqüestro foi reivindicado por uma dissidência do Taleban conhecida como Jaish-e-Muslimeen (exército dos muçulmanos). "Essas pessoas estavam trabalhando para Karzai e os americanos", disse um porta-voz à agência de notícias Reuters. Segundo ele, os três reféns já foram tirados de Cabul.
A ação aumentou a preocupação com a segurança dos cerca de 2.000 estrangeiros que estão em Cabul.


Com agências internacionais


Texto Anterior: O império vota - Reta final: FBI investiga contratos da Halliburton
Próximo Texto: Iraque sob tutela: Guerra matou 100 mil civis, diz estudo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.