São Paulo, sábado, 29 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Hillary tem chance maior em 2012 que Obama, diz pesquisa

Secretária de Estado venceria republicanos com mais facilidade, segundo revista 'Time'

LUCIANA COELHO

DE WASHINGTON

Hillary Clinton está rindo por último. A secretária de Estado americana, que perdeu a candidatura democrata na eleição presidencial de 2008 para Barack Obama, derrotaria hoje qualquer rival republicano com muito mais folga do que o presidente.
Segundo um levantamento da revista "Time" com 838 eleitores, o qual acompanha um elogioso perfil na edição da revista que chega às bancas, Hillary derrotaria o atual favorito da oposição, Mitt Romney, por 55% a 38%.
Já Obama aparece tecnicamente empatado com o ex-governador de Massachusetts com 46% a 43%.
Se o candidato for o governador do Texas, Rick Perry, Hillary abre 26 pontos de margem (58% a 32%), e o presidente, 12 (50% a 38%). Contra Herman Cain, o azarão catapultado ao topo de algumas pesquisas, ela teria 56% dos votos contra 34%, e seu chefe, 49% a 37%.
A performance de Hillary como chanceler tem sido mais elogiada por analistas e a mídia locais do que a política externa de Obama em si.
A lei eleitoral permite que ela dispute com o presidente a candidatura em 2012, mas movimentos assim são raros. A ex-primeira-dama também diz que não vai concorrer em 2016, quando terá 69 anos. Seu nome é citado como possível vice de Obama em 2012. Ela nega querer o cargo.


Texto Anterior: Coroa britânica abre caminho a mulheres
Próximo Texto: Corte internacional negocia a rendição de filho de Gaddafi
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.