São Paulo, domingo, 29 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCOLHA OFICIAL
Menem prefere vitória de Meijide, diz jornal

da Redação

O governo de Carlos Menem está torcendo para que a deputada Graciela Fernández Meijide seja escolhida hoje para concorrer ao pleito presidencial contra o candidato justicialista no próximo ano, segundo o jornal argentino "La Nación".
Apesar de as pesquisas de opinião apontarem a vitória do prefeito de Buenos Aires, Fernando de la Rúa, nas prévias da Aliança, Menem e seus assessores apostam numa virada de Meijide, vista como mais inexperiente que De la Rúa.
O prefeito é considerado "um político tradicional. Sabemos em que direção ele vai disparar. Meijide, não", vêm afirmando os justicialistas, segundo editorial do diário.
Além do perfil inexperiente da deputada, que ajudaria a candidatura justicialista à Presidência, Menem não esconde ter uma simpatia por Meijide, tanto por sua história pessoal quanto pela trajetória política dela.
O presidente argentino conseguiu vencer Antonio Cafiero nas prévias do Partido Justicialista de 1988, apesar de as pesquisas terem apontado que ele seria derrotado, afirma o jornal argentino -Menem venceria as eleições do ano seguinte. A situação é similar à enfrentada pela deputada hoje.
"Todos diziam que Cafiero obteria uma vitória fácil. Que eu não chegaria muito longe... E ganhei", afirmou o presidente semanas atrás.
Menem também destaca outros pontos em comum com a candidata da Frepaso. "Ela tem carisma. É como eu."
O "La Nación" destaca ainda outras semelhanças. Tanto Menem quanto Meijide têm 67 anos. Os dois tiveram de enfrentar a perda de um filho (um dos filhos da deputada desapareceu durante a ditadura militar; o presidente viu seu filho morrer quando o helicóptero em que este viajava caiu). "Isso serve para dar valor a coisas triviais e para prestar atenção em questões importantes", afirma o presidente.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.