São Paulo, domingo, 29 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIL
Straw decide sobre extradição

da "Reuters"

O governista linha-dura britânico Jack Straw, um ativista estudantil durante o período de protestos contra ditadores de direita, é o homem que deve decidir o destino de uma das figuras legendárias mais odiadas pela esquerda.
A Câmara dos Lordes britânica decidiu na última quarta-feira que o ex-ditador chileno Augusto Pinochet pode ser extraditado para a Espanha para ser julgado por assassinato e genocídio, deixando a questão nas mãos de Straw, o ministro do Interior do governo trabalhista britânico.
Ciente do embaraço que causou a prisão de Pinochet, Straw chegou a sugerir no mês passado que o general de 83 anos poderia ser mandado para casa por razões humanitárias.
É ironia que aquele Straw, presidente da União Nacional dos Estudantes nos anos 60, deva decidir o destino do ex-ditador.
O jovem Straw de vinte e poucos anos estava em Paris quando estudantes franceses enfrentaram a polícia e companheiros seus marcharam para a Embaixada dos Estados Unidos em Londres para protestar contra a Guerra do Vietnã.
Muitos membros do governo do primeiro-ministro Tony Blair foram ativistas estudantis durante os anos 60 e agora encontram suas credenciais esquerdistas sob avaliação.
Mas o jovem Straw de aparência hippie sempre escondeu uma atitude moral fora de moda. Talvez o único em sua geração, ele nunca fumou maconha.
Straw cultivou uma imagem austera durante os anos e isso se tornou um ingrediente vital para eleger Tony Blair em maio do ano passado com ampla maioria no Parlamento britânico.
Como ministro do Interior do primeiro governo de esquerda em 18 anos, Straw é tudo menos sentimental em relação aos criminosos. Até quando estava na oposição, Straw pregou sua política de "tolerância zero" em relação aos crimes.
Mesmo quando seu filho William, 17, foi acusado por um jornalista de ter comprado maconha em um bar no início do ano passado, sua reputação não foi prejudicada.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.