São Paulo, domingo, 29 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Londres joga fora litros de sangue

A doença da vaca louca está obrigando o Reino Unido a jogar fora todo o estoque de plasma de seus bancos de sangue, diz o "The Wall Street Journal".
O país teme que sangue doado por pessoas contaminadas com a doença possa contaminar os receptores de transfusões. Após dois anos e meio de embargo determinado pela União Européia, a carne bovina britânica voltou a poder ser comercializada semana passada.
Pelo menos 31 pessoas no país foram infectadas com a doença, proveniente da carne bovina, que atinge o cérebro.
O governo britânico se encarregou de matar 2,5 milhões de cabeças de gado para impedir uma epidemia.
Autoridades britânicas estão substituindo o plasma -parte líquida do sangue, utilizada na produção de produtos para hemofílicos, entre outros- por sangue vindo dos EUA.
"Essas ações britânicas devem custar US$ 165 milhões -metade do orçamento do Serviço Nacional de Sangue- e encarecer os produtos sanguíneos", afirma o jornal.
Cientistas americanos dizem que a ação de Londres é excessivamente cautelosa. "Essa resposta é baseada em um risco apenas teórico e a considero um pouco exagerada", disse o diretor da Cruz Vermelha dos EUA, Richard Davey.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.