São Paulo, quarta-feira, 29 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOSSÁRIO

TSUNAMI
Onda gigantesca produzida quando uma grande massa de água do oceano é deslocada verticalmente. Sua causa mais comum são terremotos no oceano. Mas os tsunamis também podem ser provocados por erupções vulcânicas ou deslizamentos em montanhas costeiras ou submersas. Em japonês, o nome significa "onda do porto", pois são imperceptíveis em alto-mar e se elevam subitamente em portos rasos.

PLACA TECTÔNICA
Cada uma das placas em que se divide a crosta terrestre, que flutuam sobre o magma incandescente do interior do planeta.
Por estarem em constante movimento, as placas tectônicas chocam-se umas com as outras. Por isso, suas bordas são áreas de intensa atividade geológica, onde ocorrem a maioria dos terremotos e vulcões.

TERREMOTO
Movimento da crosta terrestre provocado pela liberação súbita de energia acumulada entre duas placas tectônicas vizinhas. O movimento natural das placas tectônicas é barrado pelo atrito existente entre suas bordas. Isso causa um enorme acúmulo de energia nessas extremidades, que em algum momento acaba vencendo o atrito, provocando uma movimentação súbita: é o terremoto. A maioria das erupções vulcânicas também vem acompanhada por terremotos.

MAREMOTO
Como o sentido da palavra em latim é "movimento do mar", alguns estudiosos afirmam que o termo pode servir para descrever qualquer tipo de movimento marítimo, como os provocados pelos ventos e pelas marés. No entanto a palavra é usada de forma corrente com o mesmo sentido de tsunami.


Texto Anterior: Tragédia na Ásia: Sismo mudou planeta, dizem cientistas
Próximo Texto: Tragédia na Ásia: Confirmada morte de diplomata brasileira
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.