São Paulo, sábado, 30 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARAGUAI

Lugo escolhe ex-militante do PT para ser diretor de Itaipu

DA REPORTAGEM LOCAL

Em uma medida que fortaleceu setores de esquerda que apoiam seu governo, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, trocou as direções das duas principais hidrelétricas do país, as binacionais Itaipu (com o Brasil) e Yacyretá (Argentina).
Em Itaipu, o ex-senador Carlos Balmelli, do Partido Liberal (centro-direita), foi substituído na direção-geral por Gustavo Codas, ministro assessor de relações internacionais. Jornalista e economista que fez carreira no Brasil, Codas foi assessor da Executiva Nacional da CUT e filiado ao PT de 1984 a 2008.
Ligado ao movimento social Tekojoja, formado para dar sustentação social à candidatura de Lugo, Codas será gestor da galinha dos ovos de ouro do governo, responsável pela distribuição, em 2010, de US$ 100 milhões em fundos sociais.
A demissão de Balmelli -um dos artífices do acordo que deu ao Paraguai mais benefícios sobre Itaipu, mas ainda dependente de aprovação do Congresso brasileiro- causou ruídos anteontem dentro do Partido Liberal, a principal âncora da aliança que sustenta Lugo.
Mas a tensão passou à tarde, quando Lugo nomeou uma ex-senadora do partido para a direção de Yacyretá. "Com as mudanças, Lugo quer fortalecer a esquerda no governo e debilitar a influência do vice-presidente Federico Franco", disse à Folha o analista Alfredo Boccia.
Com clara atuação opositora, Franco lidera ala do Partido Liberal oposta ao setor de Balmelli e de Elba Recalde, nova titular de Yacyretá. Para Boccia, a medida visa dividir ainda mais o Partido Liberal, cujos setores ligados ao vice têm alimentado queixas contra Lugo. "O partido sempre foi muito dependente de cargos."
(THIAGO GUIMARÃES)


Texto Anterior: EUA e Honduras dizem ter reatado laços
Próximo Texto: Presidente do BC argentino renuncia ao cargo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.