São Paulo, domingo, 30 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Olmert, presidente do Irã é "psicopata"

DA REDAÇÃO

O primeiro-ministro designado de Israel, Ehud Olmert, classificou o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, de "psicopata" e de "anti-semita" e disse que suas declarações lembravam as do ditador nazista Adolf Hitler.
"Ahmadinejad fala hoje como Hitler falava antes de tomar o poder", Olmert disse ao jornal alemão "Bild", em entrevista publicada ontem. "Ele fala da completa destruição do povo judeu."
Ahmadinejad questionou o Holocausto e disse que Israel será "varrido do mapa". Ele também sugeriu que o Estado judeu fosse transferido para a Europa ou a América do Norte.
"Como se pode ver, estamos lidando com um psicopata da pior espécie, com um anti-semita", disse Olmert. "Que Deus não permita que este homem tenha armas nucleares para que possa levar adiante suas ameaças."
O premiê de Israel -único país do Oriente Médio a ter arsenal nuclear- expressou confiança em que o Ocidente impeça o Irã de desenvolver armas nucleares.
"O Ocidente -e, acima de todos, os EUA- vai assegurar que o Irã, em qualquer circunstância, jamais tenha armas não-convencionais. O presidente dos EUA é um homem corajoso que entende isso perfeitamente."
Olmert não quis comentar sobre um conflito na região, mas afirmou que os apelos de Ahmadinejad para que Israel seja destruído tornam necessário limitar a capacidade militar do Irã.


Com agências internacionais


Texto Anterior: "Eixo do mal": Sob pressão, Irã sugere a volta da inspeção da ONU
Próximo Texto: Oriente Médio: Gaza troca ação anti-Israel por caos interno
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.