São Paulo, sexta-feira, 30 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israel deve se preparar para eleição antecipada, diz Livni

Chanceler é mais uma aliada a pressionar Olmert

DA REDAÇÃO

Um dia depois de o ministro da Defesa, Ehud Barak, pedir a renúncia do primeiro-ministro, Ehud Olmert, em razão de suspeitas de corrupção, ontem foi a vez de a vice-premiê e chanceler de Israel, Tzipi Livni, pressionar o chefe de governo.
Diferentemente de Barak, do Partido Trabalhista, Livni é da mesma agremiação de Olmert, o Kadima, e há tempos é tida como sucessora dele à frente da legenda. Segundo ela, o Kadima deve se preparar para todos os cenários, incluindo a realização de primárias e a antecipação das eleições gerais marcadas para 2010.
A declaração foi interpretada como a confirmação de que Livni pretende ser a próxima líder do Kadima e, caso mantida a atual coalizão de governo, futura premiê. "O Kadima precisa tomar decisões. Não se pode ignorar os eventos dos últimos dias", disse a chanceler, mencionando as suspeitas que pesam sobre Olmert.
Considerada a política mais popular do país, Livni teria boas chances de vencer primárias no Kadima.
Olmert é acusado de ter recebido doações ilegais de um empresário norte-americano para campanhas eleitorais e gastos pessoais. Em viagem à Dinamarca, o premiê não se pronunciou sobre a rebelião nas fileiras do governo.
Segundo análise do jornal "Le Monde", a pressão contra Olmert pode ter partido de setores da coalizão de governo contrários ao processo de paz com os palestinos.
O partido religioso Shas é contra as concessões que Olmert estaria disposto a fazer, como entregar aos palestinos algumas áreas de Jerusalém.
Cada vez mais isolado, Olmert aumenta suas chances de cair -o que enterraria as atuais negociações, patrocinadas pelos EUA. Só o ministro dos Transportes, Shaul Mofaz, saiu em defesa do premiê. Ele acusou Livni e Barak de conspirar para rachar o Kadima.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Ex-porta-voz de Bush também critica Rice
Próximo Texto: México: Presidente culpa consumidores dos EUA por tráfico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.